terça-feira, 22 de abril de 2014

Plagiocefalia Posicional: assimetria craniana ou cabeça torta

Após o nascimento, a assimetria é perpetuada pelo apoio viciado em uma região da cabeça, seja pelo posicionamento do bebê na hora de dormir ou pelo torcicolo congênito.

De acordo com pesquisa feita pela Harvard Medical School, em Boston, Massachusetts, 12% das crianças saudáveis nascem com algum tipo de assimetria. Destes 12%, aproximadamente 3% merecem algum tipo de intervenção, seja cirúrgica ou não. Além disso, 54% das crianças gêmeas também nascem com assimetrias.

Apesar de não causar nenhum dano cerebral, a Plagiocefalia Posicional também pode ocasionar problemas com o fechamento da mandíbula, desalinhamento dos olhos e orelhas. Mas calma mãe, o problema tem solução!

Como tratar a Plagiocefalia Posicional?

A Plagiocefalia Posicional pode ser revertida quando tratada no período máximo de 1 ano e 3 meses de vida do bebê. Isso acontece, porque após este estágio as suturas cranianas, que costumamos chamar de “moleira”, vão se fechando lentamente. Após os 24 meses o processo está praticamente concluído e a possibilidade de reverter a assimetria se torna nula.

De acordo com o Dr. Gerd Schreen, da Cranial Care, a duração do tratamento para correção da
Plagiocefalia Posicional varia entre 3 e 5 meses, de acordo com a idade de início do uso da órtese e o grau de assimetria apresentada pelo paciente. O primeiro passo para início da correção das imperfeições acontece com o diagnóstico, realizado pelo especialista em assimetria craniana, geralmente indicado pelo pediatra ou neurocirurgião.

“Deve-se descartar uma cranioestenose, que é o processo de fechamento prematuro das suturas cranianas, que acontece até os 24 meses, e exige procedimento cirúrgico para que o cérebro ganhe espaço para o seu desenvolvimento natural”, explica.

Então, quando o bebê é diagnosticado com Plagiocefalia Posicional, ele passa por um “escaneamento” do crânio para tirar suas medidas exatas e confeccionar uma órtese, similar a um capacete, que alinha a cabeça sem causar nenhum incomodo, mas que deve ser mantida na criança durante todo o dia, inclusive durante o sono. Recomenda-se tirar a órtese apenas na hora do banho. Na maioria dos casos, a reversão do problema é total.




( pesquisa web google imagens)